Professor Paulo Henrique

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Novo Acordo, TO, Brazil
Graduado em GEOGRAFIA pela Faculdade de Minas - BH (2007). Possui especialização , Pós-Graduação "Latu Sensu" Metodologia do Ensino de História e Geografia pela Faculdade Suldamérica-GO. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia. Atualmente é professor efetivo da Educação Básica - Secretaria da Educação e Cultura - TO. Tem experiência na área do ensino de Geografia e História nos níveis de Ensino Fundamental e Médio.

A Arte Colonial Brasileira - 72.01 - Artes

 

          Enquanto o Renascimento estava em alta na Europa com a arte voltada para os ideais clássicos, o Brasil estava sendo colonizado pelos portugueses e nesse contexto chamado de Período Colonial o foco artístico era bem diferente. Na história da arte este período que se estende, aproximadamente, do ano 1500 a 1822 ficou conhecido como Arte Colonial Brasileira.

            A Arte Colonial Brasileira se expressou especialmente pela esculturadesenho, pintura e arquitetura que eram utilizados, sobretudo na construção e ornamentação de igrejas, conventos e mosteiros. Por meios de desenhos e pinturas desse período é possível conhecer o cotidiano do país que estava sendo transformado. A igreja católica que foi uma grande financiadora da arte na Europa, também, investiu no Brasil trazendo para cá os Jesuítas responsáveis pela construção de grandiosas igrejas, repletas de ouros e esculturas de santos católicos.

            Na escultura se evidencia, especialmente a dramaticidade e teatralidade das expressões, o movimento e exuberância das formas. Aleijadinho e Mestre Ataíde na Região de Minas Gerais são os nomes que mais se destacam nesse cenário. A escultura do período colonial se sobressai pelo estilo próprio que eliminou qualquer proximidade com a escultura Barroca europeia. As obras eram feitas em pedra-sabão e madeiras e eram pintadas com cores fortes e comumente douradas, além de serem ornamentadas com coroas de ouro e prata, olhos de vidro, dentes de marfim, vestimentas de tecidos e cabelos reais.

            A pintura também é de cunho religioso. Suas principais características cromáticas eram o vermelho, o azul, o dourado e o branco e eram realizadas geralmente com tinta óleo ou tempera sobre madeira ou tela. A perspectiva, também, era bastante usada na pintura do teto das igrejas.

Representação Artística


Isadora Amorim de Sousa



Maria Eduarda Rodrigues Santos



Ludimila Amorim Teodoro



Iarley Cordeiro Batista



Maria Paulla Ferreira Araújo




Bianca Rodrigues Rocha



Jennyfer Portilho Leite




Roberto Júnior Nunes de Sousa




Lays Sousa Amaral



Parabéns pelos estudos!

 

 

 

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