Professor Paulo Henrique

Minha foto
Novo Acordo, TO, Brazil
Graduado em GEOGRAFIA pela Faculdade de Minas - BH (2007). Possui especialização , Pós-Graduação "Latu Sensu" Metodologia do Ensino de História e Geografia pela Faculdade Suldamérica-GO. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia. Atualmente é professor efetivo da Educação Básica - Secretaria da Educação e Cultura - TO. Tem experiência na área do ensino de Geografia e História nos níveis de Ensino Fundamental e Médio.

6º Ano - "O Espaço Geográfico"

 Espaço Geográfico


             O espaço geográfico é a natureza transformada pelo trabalho dos seres humanos, um conjunto constituído por diferentes paisagens. Ele pode ser grande ou pequeno, movimentado ou não apresentando elementos naturais ou culturais e elementos invisíveis. O espaço é construído e reconstruído permanentemente pelo trabalho humano e pela natureza. 

            O espaço geográfico é, portanto, a natureza transformada pelo trabalho dos seres humanos, um conjunto constituído por diferentes paisagens.  


   
     O espaço pode ser pequeno ou grande, movimentado ou não, e apresentar elementos naturais, como rios, morros e vegetação, e elementos constituído pelos seres humanos, como pontes, praças e estradas. 

            Mas no espaço geográfico podemos encontrar alem de elementos naturais e culturais visíveis podemos encontrar também elementos invisíveis como barulho, os odores da poluição, o vento, laços de amizade. Todos os objetos ocupam um espaço, como o seu quarto, sua casa, sua cidade, etc. O espaço pode ter diferentes formas ou funções.

        O espaço geográfico é fruto de um processo que ocorre ao longo da história das diversas sociedades humanas; dessa forma, representa interesses, técnicas e valores dessas mesmas sociedades, que o constroem segundo suas necessidades. Então, é possível dizer que ele reflete o estágio de desenvolvimento dos meios técnicos de cada sociedade.

 


O espaço geográfico e as atividades humanas

Ação do homem sobre a natureza

            Há milhares de anos o homem vem degradando a natureza, passo a passo, através de agressões como: as queimadas, as derrubadas de florestas, o desenvolvimento industrial que se tornou o principal responsável pela degradação da natureza e do meio ambiente. 

Quando o homem começa a agir na natureza de forma ruim o efeito estufa ( aumento de dióxido de carbono se deve à utilização de petróleo, gás e carvão e à destruição das florestas tropicais. A concentração de outros gases também contribuem tais como o metano e os clorofluorcarbonetos) aumenta, começa a criação de desertos onde era uma floresta que foi desmatada, a poluição dos rios, mudanças no clima, a morte de animais, problemas de saúde por causa da poluição do ar, e vários outros danos. 

 


A preocupação com o meio ambiente deve fazer parte da vida de cada cidadão, e dos governantes. Todos devem tornar as cidades em que vivemos um lugar prazeroso e saudável. O tratamento de esgoto, a fiscalização das indústrias, a criação de parques e praças com muito verde, a fiscalização das áreas de preservação ambiental são algumas das atribuições que os governantes e cidadãos têm por obrigação zelar. Devemos contribuir para diminuir a poluição fazendo a nossa parte: separando o lixo para ser reciclado, não sujando as ruas e lugares públicos, não jogando lixo nas encostas e rios, economizando água e luz, evitando usar garrafas pet e materiais que poluem nosso Espaço Geográfico. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo Geográfico