Professor Paulo Henrique

Minha foto
Novo Acordo, TO, Brazil
Graduado em GEOGRAFIA pela Faculdade de Minas - BH (2007). Possui especialização , Pós-Graduação "Latu Sensu" Metodologia do Ensino de História e Geografia pela Faculdade Suldamérica-GO. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia. Atualmente é professor efetivo da Educação Básica - Secretaria da Educação e Cultura - TO. Tem experiência na área do ensino de Geografia e História nos níveis de Ensino Fundamental e Médio.

3º - Ensino Médio - Bacias Hidrográficas do Brasil

 Bacias Hidrográficas do Brasil

• Bacia Amazônica. Drena quase a metade do Brasil e tem como principal eixo o rio Amazonas (típico de planície). Seus afluentes nascem nos planaltos residuais norte amazônicos ou sul amazônicos e no planalto da Amazônia Oriental, dirigindo-se à calha do Rio Amazonas. Possui alta navegabilidade. Principais portos: Manaus (AM), Santarém (PA).

 • Bacia de Tocantins. Formada pelos rios Araguaia e Tocantins e seus afluentes. Com nascentes nos Planaltos e Serras de Goiás e nas Serras Residuais do Alto Paraguai, atravessam as depressões do Araguaia e Tocantins, desaguando no Canal do Rio Pará, ao Sul da Ilha de Marajó. É a maior bacia totalmente brasileira.

 • Bacia do São Francisco. O rio principal dessa bacia, o São Francisco, nasce em região serrana do Planalto Atlântico Leste (MG), seguindo pela de- pressão sertaneja, e do São Francisco (onde possui vários afluentes temporários), pois cruza área de baixa pluviosidade no sertão semi-árido do NE brasileiro. Possui grandes corredeiras e quedas d’água que produzem energia e é muito importante para navegação e irrigação. Principais portos: Pirapora (MG), Juazeiro (BA).

 • Bacia do Paraguai. Tendo o rio Paraguai como principal, ocupa a planície e pantanal matogrossense, que é praticamente alagada, devido à baixa velocidade dos rios dessa bacia. Principal porto: Corumbá (MS). Está em implantação a hidrovia Paraguai-Paraná.

 • Bacia do Paraná. Ocupando grande área dos planaltos e chapadas em Bacias Sedimentares (especificamente da Bacia do Paraná), possui inúmeras rupturas no seu nível, ocasionando quedas d’água e intenso aproveitamento energético. Desenvolve-se, nessa bacia, um sistema hidroviário que comunicará o centro sul do Brasil com o Paraguai e Argentina, beneficiando o Mercosul. Principais portos: Barra Bonita (SP), Porto Epitácio(SP).

 • Bacia do Uruguai. Inicia-se entre os Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, no Planalto Atlântico Leste, ganhando terras mais baixas dos planaltos em Bacias Sedimentares, até a fronteira com a Argentina.

 • Bacias Secundárias. Existem rios brasileiros que lançam suas águas diretamente no Oceano Atlântico, não pertencendo, portanto, a nenhuma das bacias citadas. São elas: Bacia do Amapá, Bacia do NE e Bacia do Sul –Sudeste.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo Geográfico