Elementos da Orientação
Cartografia
Cartografia (do grego chartis = mapa e graphein = escrita) é a ciência que trata da concepção, produção, difusão, utilização e estudo dos mapas.
A cartografia é a ciência da representação gráfica da superfície terrestre, tendo como produto final o mapa. Ou seja, é a ciência que trata da concepção, produção, difusão, utilização e estudo dos mapas.
A Orientação
A orientação começa com a relação entre dois lugares. Ela é importante porque permite a compreensão da localização geográfica. Quando ouvimos o nome de um lugar, logo relacionamos com um outro lugar ou objeto que serve como ponto de referência.
Quando queremos nos orientar em relação às pessoas e aos objetos, é comum utilizarmos termos como à frente, atrás, à direita, à esquerda, para cima, para baixo, entre outros.
Quando queremos nos orientar em um lugar, utilizamos pontos de referência: atrás da igreja, na frente da escola e etc...
A Partir de observações feitas pelo ser humano, constatou-se que todos os dias esse astro surge, ao amanhecer, sempre num lado do horizonte, e desaparece, ao anoitecer, no lado oposto, e a Lua também.
Baseado nessa observação, foi determinado um conjunto de pontos de referência, os pontos cardeais: Norte(N), Sul(S), Leste(E ou L) e Oeste(W ou O).
A Bússola é um instrumento de orientação que se parece com um relógio. Possui uma agulha imantada na ponta que gira sobre um eixo, onde está desenhada uma rosa-dos-ventos. A Agulha imantada aponta sempre para o pólo norte magnético, que atua como um grande imã.
Linha do Equador
A linha do Equador é uma linha imaginária responsável pela divisão do globo terrestre em dois hemisférios:
Hemisfério Sul, também denominado meridional ou austral.
Hemisfério Norte, também conhecido como setentrional ou boreal.
A distância de qualquer ponto da superfície terrestre em relação à linha do Equador recebe o nome de latitude, e é dada em graus. Define-se, portanto, como 0° a latitude do Equador. Nos hemisférios Norte e Sul têm-se, respectivamente, latitude norte (N) e latitude sul (S), que medem até 90°.
Existem outros quatro paralelos importantes: o trópico de Câncer e o círculo polar Ártico, no hemisfério Norte, e o trópico de Capricórnio e o círculo polar Antártico, no hemisfério Sul.
A linha do Equador possui extensão de 40.000 quilômetros, presente em toda a circunferência da Terra, passa pelo trecho centro-meridional da América, pela porção central da África e pelo extremo sul da Ásia.
Em território brasileiro existe somente uma capital que é cortada pelo paralelo do Equador, essa é Macapá, localizada no Estado do Amapá.
Foi para ter um ponto de referência, que se estabeleceu no bairro de Greenwich em Londres na Inglaterra, como ponto por onde passa uma linha imaginária que liga o pólo norte ao pólo sul e que se chama Meridiano de Greenwich. Esta linha divide o Globo em duas partes: Hemisfério Oriental ou Leste e Hemisfério Ocidental ou Oeste.
O meridiano a 180º é chamado Linha Internacional da Data. Este Meridiano determina a mudança de data por convenção internacional. É neste ponto da Terra que se muda para o outro dia do calendário.
Esta linha imaginária foi escolhida como o lugar de mudança de data porque se não houvesse esse ponto de referência, poderíamos, por exemplo, dar uma volta completa na Terra de avião, e chegar na mesma data, apenas com horas de diferença, em qualquer ponto da Terra.
Os paralelos e meridianos são medidos em graus. A medida da circunferência da Terra é de 360° e corresponde a 40.000 quilômetros.
Latitude – é a distância em graus de qualquer ponto da terra em relação a linha do Equador. As latitudes variam entre 0º e 90º ao norte e ao sul.
Longitude – é a distância em graus de qualquer ponto da Terra em relação ao meridiano de Greenwich. As longitudes variam de 0º a 180º ao leste e ao oeste.
Coordenadas geográficas – Conjunto de linhas imaginárias traçadas sobre os mapas e globos que representam a superfície da Terra. Essas linhas são chamadas de Meridianos e Paralelos.
Sendo os paralelos, linhas horizontais e os meridianos verticais, elas sempre se cruzam. O ponto de encontro de um meridiano com um paralelo é denominado de Coordenadas Geográficas.
As Coordenadas Geográficas são importantes para a localização exata de qualquer lugar da superfície terrestre.
Isto quer dizer que qualquer deslocamento seja aéreo, marítimo ou terrestre, só pode ser realizado com segurança se conhecermos onde estamos e para onde vamos.
Além disso, as Coordenadas Geográficas também são importantes para a delimitação de elementos da paisagem como serras, florestas, grandes áreas de terras, etc.
Um mapa é uma representação visual de uma região. Estes mais conhecidos são representações bidimensionais de um espaço tridimensional. A ciência da concepção e fabricação de mapas designa-se cartografia. Por vezes a cartografia se debruça sobre a projeção de superfícies curvas sobre superfícies planas, no processo chamado planificação.
Classificação dos mapas
• Mapas Físicos
• Mapas Humanos
Mapas físicos
• Mapa geomorfológico - representa as características do relevo de uma região.
• Mapa climático - indica os tipos de clima que atuam sobre uma região.
• Mapa hidrográfico - mostra os rios e bacias que cortam uma região.
• Mapa biogeográfico - apontam os tipos de vegetação que cobrem uma determinada localização.
Mapas humanos
• Mapa político - aponta a divisão do território em países, estados, regiões, municípios.
• Mapa económico - indica as atividades produtivas do homem em determinada região.
• Mapa demográfico - apresenta a distribuição da população em determinada região.
• Mapa histórico - apresenta as mudanças históricas ocorridas em determinada região.
• Mapa rodoviário - estuda as rodovias e as estradas de um países.
Elementos de um mapa
· Título: nome que indica o que o mapa está representando, contendo informações como o recorte espacial, o período de tempo e a temática em geral.
· Escala: informação de quantas vezes o terreno real (no caso a Terra ou parte dela) foi reduzido em relação ao mapa.
· Legenda: identifica os símbolos e as cores usados no mapa.
· Orientação: aponta no mapa o rumo da rosa-dos-ventos
· Fonte: entidade responsável pela realização do mapa
Legal! aprendi muito!
ResponderExcluirBom saber. Fico satisfeito que esteja ajudando em seus estudos.
Excluir