Professor Paulo Henrique

Minha foto
Novo Acordo, TO, Brazil
Graduado em GEOGRAFIA pela Faculdade de Minas - BH (2007). Possui especialização , Pós-Graduação "Latu Sensu" Metodologia do Ensino de História e Geografia pela Faculdade Suldamérica-GO. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia. Atualmente é professor efetivo da Educação Básica - Secretaria da Educação e Cultura - TO. Tem experiência na área do ensino de Geografia e História nos níveis de Ensino Fundamental e Médio.

7º - Ens. Fundamental - Arte

 O que é arte?


A arte tem o poder de aguçar nossa sensibilidade trazendo à tona diversos sentimentos e emoções, e alguns até conflitantes.

Palavra que tem origem no latim (ars), arte significa habilidade e pode ser compreendida como a capacidade humana de manifestação cultural.

Como pudemos ver, são diversas as maneiras que as pessoas encontraram para se expressar artisticamente, cada uma com suas particularidades e linguagens.


E os 7 tipos de arte?

Em 1911, o crítico de cinema Ricciotto Canudo criou o que ele chamou de Manifesto das sete artes e estética da sétima arte, que foi publicado em 1923. Nesse manifesto, ele classificou a arte em sete tipos.

·            música

·            dança

·            pintura

·            escultura

·            teatro

·            literatura

·            cinema

            Com o passar do tempo e as mudanças tecnológicas e sociais, outras manifestações artísticas foram incluídas nessa classificação.

·            fotografia

·            história em quadrinhos (HQ)

·            jogos eletrônicos (games) 

·            arte digital



Arte no Renascimento

            Durante os séculos XV e XVI intensificou-se, na Europa, a produção artística e científica. Esse período ficou conhecido como Renascimento ou Renascença.  As conquistas marítimas e o contato mercantil com a Ásia ampliaram o comércio e a diversificação dos produtos de consumo na Europa a partir do século XV. Com o aumento do comércio, principalmente com o Oriente, muitos comerciantes europeus fizeram riquezas e acumularam fortunas. Com isso, eles dispunham de condições financeiras para investir na produção artística de escultores, pintores, músicos, arquitetos, escritores, etc. Os  governantes europeus e o clero passaram a dar proteção e ajuda financeira aos artistas e intelectuais da época. Essa ajuda, conhecida como mecenato, tinha por objetivo fazer com que esses mecenas (governantes e burgueses) se tornassem mais populares entre as populações das regiões onde atuavam. Neste período, era muito comum as famílias nobres encomendarem  pinturas (retratos) e esculturas junto aos artistas.  Foi na Península Itálica que o comércio mais se desenvolveu neste período, dando origem a uma grande quantidade de locais de produção artística. Cidades como, por exemplo, VenezaFlorença e Gênova tiveram um expressivo movimento artístico e intelectual. Por este motivo, a Itália passou a ser conhecida como o berço do Renascimento. 


As Tartarugas Ninjas e o Renascimento

 Você já ouviu falar nas Tartarugas Ninjas?   


Provavelmente sim e, provavelmente já tenha assistido suas aventuras.

As Tartarugas Ninjas são formadas por um quarteto de tartarugas que levam os nomes de artistas italianos do Renascimento. O grupo é formado por Michelangelo, Leonardo, Donatello e Rafael.

 Mas, quem foram os artistas do Renascimento que emprestaram seus nomes para as Tartarugas Ninjas? 

Principais Artistas e Obras do Renascimento

       Segue abaixo os principais artistas e obras do período renascentista, os quais foram grandes destaques na área da pintura, arquitetura, escultura e literatura.

 Leonardo da Vinci (1452-1519)

            Sem dúvida, Leonardo foi um dos principais artistas do Renascimento. Pintor, escultor, arquiteto e literato renascentista, de suas principais obras destacam-se:


1.       Mona Lisa (La Gioconda);
2.       A Última Ceia;
3.       A Virgem das Rochas;
4.       Homem Vitruviano.
1           2  
                               3                        4





Michelangelo (1475-1564)

Michelangelo foi pintor, escultor, arquiteto e escritor renascentista. Considerado o “Gigante do Renascimento”, destacou-se com a produção de sua escultura de diversas obras, entre elas, destacam-se:

1.       David;

2.       Pietà;

3.       Moisés;

4.       Teto da Capela Sistina, com destaque para a pintura A Criação de Adão.


            1  2

 3         4



Donatello di Niccoló (1368-1466)

            Donatello foi um escultor italiano nascido em Florença, teve grande destaque na arte renascentista. De seus trabalhos destacam-se as esculturas:

1.       David;

2.       Gattamelata;

3.       São Marcos;

4.       Tabernáculo de São Jorge.


1


                    2
            


                   3        4



Rafael Sanzio (1483-1520)


            Pintor italiano que, em suas obras, utilizou a técnica do contraste de luz e sombras, sendo reconhecido como um dos principais nomes do movimento renascentista. De suas obras merecem destaque as diversas pinturas de Madonas e O Casamento da Virgem.

Madonna                    Casamento da Virgem

            












 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo Geográfico